Assinatura eletrônica para advogados: quais as vantagens?
A assinatura eletrônica para advogados é um recurso excepcional para mais produtividade tanto para grandes escritórios de advocacia como para quem é autônomo.
O mundo digital hoje em dia exige que todos estejam antenados com as principais ferramentas que o mundo moderno oferece.
E isso inclui, por exemplo, a assinatura eletrônica, que pode, inclusive, ser excelente para advogados e outros profissionais do meio jurídico.
Como isso é possível?
Lembrando o que é uma assinatura eletrônica para advogados
Na verdade, uma assinatura eletrônica é um termo que serve para designar praticamente todas as assinaturas em ambiente virtual.
Por exemplo, uma assinatura digital é um tipo de eletrônica.
A assinatura eletrônica não precisa de certificado digital, e isso vai depender da modalidade utilizada em sites e plataformas.
Há casos, por exemplo, em que a comprovação desse tipo de assinatura pode ser feita de diversas maneiras, como endereço de IP e biometria.
Ou seja, dada à sua praticidade (e também segurança), as assinaturas eletrônicas estão se tornando mais cotidianas em operações virtuais.
Lembrando ainda que a assinatura eletrônica usa mecanismos de validação para garantir a identidade dos signatários. Entre os mecanismos estão o envio por SMS, whatsapp ou e-mail de um código de validade temporária para o signatário, como também acesso ao documento por login e senha exclusivos.
Ressaltando também que a assinatura eletrônica tem validade legal pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Benefícios da assinatura eletrônica para advogados
A assinatura eletrônica em si já é uma grande facilitadora para qualquer tipo de transação digital, mas, para a área da advocacia, as vantagens dessa ferramenta são potencializadas.
Entre os benefícios de assinatura eletrônica para advogados, destacamos:
Segurança
Para qualquer tipo de assinatura (manual ou eletrônica), a segurança é fundamental, pois é ela que garante a autenticidade do que está sendo acordado no documento.
E, esse ponto é ainda mais importante em documentos de um processo digital, por exemplo, onde a garantia de segurança é básica para garantir a legalidade dos processos.
Por isso, uma assinatura eletrônica para advogados ajuda muito a combater questões como fraudes.
Isso porque advogado e juiz podem verificar se o documento impresso para a audiência tem o mesmo código do anexado no processo.
Privacidade e sigilo
Na área jurídica esses dois pontos são fundamentais, e uma assinatura eletrônica garante ambas.
Mesmo que o processo seja do tipo público, certas informações nele podem ser protegidas graças a essa ferramenta virtual.
Com a assinatura eletrônica, o advogado evita, entre outras coisas, que documentos importantes passem pelas mãos de muitas pessoas.
E isso acaba sendo vantajoso, pois, além da praticidade e rapidez do processo, o contato se restringe ao ambiente virtual entre o advogado e o seu cliente.
Economia de tempo
Não são raros os processos que precisam ser resolvidos da maneira mais rápida possível para evitar prejuízos a terceiros.
Por essa razão, quanto mais o tempo da parte burocrática for encurtado, melhor para todos os lados.
Algo que é possível graças à assinatura eletrônica, onde o advogado opta por operar atos processuais fora do horário de funcionamento do fórum da região.
Ou seja, documentos, como petições ou recursos podem ser enviados ao tribunal nos mais diversos horários, sempre que for necessário.
Maior produtividade em geral
A assinatura eletrônica para advogados, por fim, permite uma melhor mobilidade e produtividade desses profissionais.
Além de não precisar se locomover para vários locais a fim de conseguir uma simples assinatura, o profissional ganha tempo.
Com isso, pode-se resolver um número maior de processos sem a necessidade de grande estresse, utilizando, por exemplo, apenas um App de assinatura eletrônica, o que acaba aumentando a produtividade com mais qualidade.
Documentos com essa eletrônica e cuidados necessários
A assinatura eletrônica para escritório de advocacia funciona para autos de processos judiciais, mas, também para termos, acordos e contratos.
Ou seja, o profissional da área jurídica pode aproveitar as vantagens dessa ferramenta não apenas nos documentos diretamente ligados ao seu trabalho, e sim, em vários outros.
Isso é importante especialmente para pessoas que possuem escritório de advocacia com muitos clientes, e muitas vezes, precisa de diversos documentos para manter o negócio funcionando.
Inclusive, vale ressaltar que o contrato entre o próprio advogado e o cliente pode ser assinado de maneira eletrônica.
Ao mesmo tempo, é importante ficar atento a alguns cuidados mínimos no uso de uma assinatura eletrônica, como:
- Segurança: o advogado deve usar uma senha forte, a recomendação é não emprestá-lo a ninguém.
A seguir, veja o passo a passo de como fazer uma assinatura eletrônica
Como proceder para usar a assinatura eletrônica na advocacia?
O profissional deve usar uma plataforma, assim como a Assine Mais (ou mesmo aplicativo) onde possam usar assinaturas em documentos digitais.
Importante destacar que, nesse caso, as plataformas mais completas em termos de possibilidades para uso desse tipo de assinatura.
Contudo, para facilitar, o advogado pode adquirir a versão teste nessas plataformas, e usar a assinatura eletrônica por certo tempo.
Essas versões teste são gratuitas, mas, caso você goste, o ideal é renovar o serviço, com pagamento de um plano mensal, por exemplo.
Afinal, os aplicativos só são boas alternativas para quem precisa assinar documentos regularmente.
Enfim, vimos aqui a importância da assinatura eletrônica para advogados, agora é providenciar a sua própria assinatura e facilitar bastante o seu trabalho.
Fale com a gente, conheça nosso App de assinatura eletrônica e simplifique sua rotina na advocacia.