Assinatura eletrônica para autônomos / prestadores de serviços

Assinatura eletrônica para autônomos / prestadores de serviços

assinatura-eletronica-para-autonomos

A assinatura eletrônica para autônomos é uma ferramenta excelente nos dias atuais. Conheça os principais recursos e vantagens.

Ela traz inúmeros benefícios para os trabalhadores liberais, e a seguir, vamos mostrar um pouco dessas vantagens. Acompanhe.

Principais vantagens da assinatura eletrônica para autônomos

De fato, uma assinatura eletrônica para profissionais independentes ou prestadores de serviços garante, entre outras coisas, maior liberdade e comodidade para a garantia dos contratos.

Se você é autônomo, veja as três formas simples de aproveitar:

  • Assinatura eletrônica Simples

Nesse tipo de assinatura eletrônica, o profissional tem sua identidade reconhecida com CPF, PIN, biometria, e-mail e localização geográfica. 

Porém, por não ter certificado digital, a identificação acaba não sendo 100% exata, até por ter menos tecnologia de segurança de dados. 

Por essa razão, é o tipo de assinatura usada com frequência em documentos de pouco risco, como marcações de consultas médicas. 

  • Assinatura eletrônica Avançada 

Já a assinatura eletrônica avançada, é usada em tecnologias para uma autenticação mais segura do signatário. Neste caso, a segurança acontece por métodos como a biometria e o certificado corporativo. 

Logo, por oferecer esse métodos, é a mais indicada para documentos que exigem maior segurança por terem mais criticidade e riscos. 

Logo, é uma assinatura usada em casos de encerramento de empresas e atualização de cadastros em geral. 

  • Assinatura eletrônica Qualificada

A assinatura eletrônica exige um certificado digital reconhecido legalmente pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil.

Essa categoria de assinatura eletrônica para autônomos com certificado, é usada em praticamente qualquer documento ou transação, independente do grau de criticidade ou mesmo risco da situação. 

Portanto, pode ser usada tranquilamente por profissionais autônomos e prestadores de serviços, principalmente a depender do tipo de trabalho que realizam. 

Uso inicial da assinatura eletrônica para quem é autônomo

Para começar a usar a assinatura eletrônica para prestadores de serviços, é preciso escolher qual tipo da modalidade, se simples, avançada ou qualificada. 

Se forem as duas primeiras, não há necessidade de certificado digital, enquanto que a qualificada necessita disso. Contudo, você deve pagar para garantir o certificado digital, mas normalmente o processo é bem rápido. 

A emissão desta autorização necessita, por exemplo, da presença do profissional à Autoridade de Registro ou por videoconferência com biometria. 

Para o caso da escolha ser das duas primeiras modalidades (mais simples), basta escolher uma plataforma de confiança para fazer a assinatura e começar a usá-la. 

Validade jurídica da assinatura eletrônica para profissionais autônomos

Importante destacar que desde 24 de agosto de 2001 as assinaturas eletrônicas no Brasil possuem validade jurídica, mesmo aquelas mais simples, e que não demandam tantas autenticações do signatário. 

Também é preciso destacar que as assinaturas feitas com certificação digital IPC-Brasil (as qualificadas) apresentam a mesma validade que documentos assinados com caneta em papel físico.

Então, as assinaturas com certificação digital IPC-Brasil, também são documentos que você pode apresentar como provas no meio jurídico. 

Contudo, para profissionais autônomos e prestadores de serviços, basta dizer que as duas modalidades mais simples dessa assinatura comprem o seu papel e têm validade jurídica. 

Quais empresas e documentos aceitam assinatura eletrônica?

Para o profissional autônomo e prestadores de serviços em geral, a assinatura eletrônica garante mais rapidez e mobilidade em processos dos mais diversos tipos. 

Caso um prestador de serviço, por exemplo, faça algum trabalho para imobiliárias, escolas, faculdades, empresas de telecomunicações, e tantas outras, ele poderá usar a assinatura tranquilamente. 

Ou seja, basta que a contraparte também tenha uma assinatura eletrônica cadastrada que o documento é firmado na hora. 

Falando nisso, entre os documentos que essa assinatura abrange, podemos citar: contratos de prestação de serviços, de locação ou de compra e venda, de empréstimos e até de relatórios empresariais. 

Em suma, a gama de possibilidades para trabalhar com assinatura eletrônica é imensa, não estando somente atrelado a transações entre empresas, ou de corporações para com os seus funcionários. 

Benefícios da assinatura eletrônica para autônomos e prestadores de serviço

Para incentivar o uso da assinatura eletrônica, vamos agora a uma série de vantagens que essa ferramenta proporciona, como: 

  • Contratos firmados em qualquer negócio

Não importa a área autônoma que você trabalha ou que tipo de prestação de serviços faz, pois, a assinatura eletrônica abrange todos os tipos de negócios possíveis. 

Ou seja, independente da sua área de atuação, certamente você estará contemplado a usar essa ferramenta. 

  • Diminuição do uso de papel

Talvez, pelo fato de você ser autônomo ou prestador de serviços independente, não disponha de tanto espaço assim para muita documentação. 

Porém, a assinatura eletrônica resolve o problema, diminuindo a quantidade de papel usada, e ainda sendo ecologicamente correta. 

  • Maior agilidade em contratos firmados

Para quem trabalha de maneira autônoma, é essencial a rapidez da produtividade com que aceita trabalhos de terceiros. 

Por essa razão, quanto mais a automatização do processo contratual for diminuída, melhor. 

Agora, é com você. Faça sua assinatura eletrônica escolhendo a melhor modalidade que precisar, e agilize tudo o que tem a ver com o seu negócio. 

A Assine Mais é uma plataforma especial para você ter a sua assinatura eletrônica! Aproveite!

Deixe seu comentário

comentários

 

×