Assinatura eletrônica para escolas

Assinatura eletrônica para escolas

assinatura_eletronica_para_escolas

A assinatura eletrônica para escolas é uma ferramenta importante para garantir mais agilidade aos processos envolvendo contratos e outros documentos. 

E a educação é uma das melhores áreas de aplicação dela, especialmente nas escolas. 

Veja a seguir algumas aplicabilidades da assinatura eletrônica para escolas, e facilitar certos procedimentos burocráticos.

Situações para uso da assinatura eletrônica em escolas

Primeira aplicação: realização de matrícula e rematrícula

Tanto a matrícula quanto a renovação de matrícula de escolas são processos fundamentais para a instituição, e também aos alunos e seus pais. 

Afinal, é a partir delas que há a coordenação pedagógica do ano letivo em questão, além da programação financeira de todos os envolvidos. 

Por isso, é importante que esses processos sejam ágeis e práticos, onde todos saem ganhando, tendo a assinatura eletrônica como uma aliada. 

Através dela não é necessário mudar toda uma rotina da escola para receber pais e responsáveis das crianças e jovens, pois, os contratos de matrícula e rematrícula podem ser assinados à distância. 

Segunda aplicação: renegociação de dívidas

Outra maneira de usar a assinatura eletrônica para escolas e instituições de ensino em geral é através da (re)negociação de pendências financeiras por parte dos pais e responsáveis. 

Esse processo se torna mais simples, rápido e eficaz através de uma assinatura eletrônica. 

Basta que a instituição de ensino encaminhe a proposta para a pessoa responsável (seja desconto à vista ou parcelamento, tanto faz), e, ambas as partes entrando em acordo, assinam o contrato. 

A negociação se faz por telefone ou por e-mail, e o contrato é enviado para este último sem demora. 

Terceira aplicação: termos de autorização

A assinatura eletrônica também é uma ferramenta excelente para providenciar os chamados termos de autorização, tão comuns em escolas e instituições de ensino em geral. 

Isso porque, no decorrer do ano letivo, surgem atividades extra-classe que, obviamente, precisam da assinatura dos responsáveis pela criança ou jovem menor de 18 anos. 

Visitas a museus e parques são alguns exemplos dessas atividades. 

Para facilitar, a assinatura eletrônica dispensa o aluno de levar um documento e trazê-lo assinado, permitindo assim uma intermediação mais rápida e segura entre ambas as partes. 

Assim que os pais ou responsáveis assinarem o documento, a plataforma avisa à instituição, e o aluno é autorizado para a atividade. 

Quarta aplicação: acordo com fornecedores 

Outro ponto importante no uso de assinatura eletrônica para as escolas é quando há necessidade de fechar contrato com fornecedores, especialmente, empresas de material escolar. 

Porém, há também outros fornecedores que a escola precisa lidar, como aqueles que prestam serviços de tecnologia. 

Em suma, para facilitar o trabalho da secretaria, a forma mais eficaz é investir em uma assinatura eletrônica, otimizando muito esses processos. 

Validade jurídica da ferramenta

Uma das vantagens da assinatura eletrônica é que ela possui a mesma validade jurídica do que as padronizadas em papel impresso. 

Mesmo que a ferramenta não tenha Certificado Digital, segundo a Medida provisória nº 2.200-2 de 24 de agosto de 2001, esse tipo de assinatura está dentro dos padrões legais. 

Contudo, é necessário que ele possua um conjunto de informações que garantam a sua validade. 

Entre elas, estão: 

  • Geolocalização
  • IP do computador onde o documento teve a assinatura
  • Data e hora da assinatura

Essas são informações básicas, que, entre outras coisas, garantem a segurança do procedimento, e também a validade jurídica completa. 

Só que tudo isso precisa estar respaldado pela plataforma que oferece a assinatura eletrônica, que precisa ser de confiança e oferecer todos os mecanismos de segurança possíveis. 

Mais benefícios da assinatura eletrônica para escolas

  • Riscos menores para ambas as partes

Um dos grandes problemas de enviar documentos físicos para assinaturas é que muitas informações da instituição de ensino podem ficar vulneráveis. 

Isso não acontece com a assinatura eletrônica, pois, os seus softwares trabalham com rígidas medidas de segurança. 

Dessa forma, o documento estará protegido, sendo o risco de fraudes ou quaisquer outras alterações. 

  • A experiência do cliente fica bem melhor

Usar a assinatura eletrônica para escolas melhora a vida tanto da instituição, quanto dos pais e responsáveis dos alunos. 

Com essa ferramenta, eles não precisam se deslocar até o local para resolver questões simples ou mais complicadas. 

Ambas as partes não perdem tempo, e resolvem pendências com facilidade, sem atrapalhar a rotina de ninguém. 

  • Economia em todos os sentidos

Por se tratar de uma ferramenta que permite transações à distância, há uma economia de tempo, especialmente para pais e responsáveis, mas também de dinheiro. 

Nesse quesito, nem estes precisam se deslocar à escola para resolver certas questões, e nem a instituição gasta com excesso de papel. 

Esse benefício vale, especialmente, para aqueles documentos que não precisam circular de forma física, precisando apenas de um simples armazenamento nos e-mails de ambas as partes. 

Enfim, vimos aqui muitas vantagens para escolas com a assinatura eletrônica, mas queremos lembrar que todo esse processo só tem garantias quando feito através de um App de Assinatura Eletrônica confiável, assim como o Assine Mais. Entre em contato e se informe!

Deixe seu comentário

comentários

 

×